terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dia de Estudo Coletivo

Olá professoras, vamos nos reunir num coletivo dia de estudo nesta próxima quinta-feira (19/08) na EMEF "Pedro Juvenal" 8h e 14h.
Não esqueçam os materiais necessários e pedidos... Até lá.
Náysa e Penha

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Geempa

O Geempa iniciou em março de 2010 em Guarapari em parceria com o Mec nas ações do PAR um curso de formação de professores do Programa do Ministério da Educação de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização. Este programa visa alfabetizar alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental que ainda não sabem ler, no contraturno ao das turmas regulares às quais elas fazem parte.

Em todo o Brasil são 249 municípios que estão sob a responsabilidade do Geempa, neste programa, beneficiando 203.089 alunos. Cada município assina um termo de compromisso atualizando sua adesão, o que garante um curso de 120 horas para todo professor alfabetizador composto de um curso inicial e três assessorias, além de um rico material didático para apoiar a ação docente. Neste material consta 8 livros para os professores, 3 Cadernos Didáticos para cada aluno, jogos, baralhos e alfabetos móveis.

Apesar de obter 39 anos de pesquisa e atuação, a metodologia do Geempa, surge como algo inovador, proporcionando muitas provocações na teoria e prática do docente. Segundo a Drª Esther Pillar Grossi, educadora brasileira que fundou o Geempa, coordenou a realização de inúmeras pesquisas sobre questões do Ensino e da Aprendizagem, incluindo especialmente a construção de atividades didáticas que produzissem efeitos reais de rendimento escolar, é preciso desconstruir antigos processos, para restaurar a qualidade da prática pedagógica.

Professores de sete municípios do estado já estiveram, presentes no curso inicial de 05 dias e uma assessoria de 2 dias em nosso município e estiveram reunidas mais uma vez nestes dias 06 e 07 de agosto, em uma 2ª assessoria em Santa Maria de Jetibá para analisar e avaliar a metodologia proposta e turmas já formadas.

Esther Pillar Grossi, que é conhecida por pintar seus cabelos de várias cores, afirma que é mais fácil ter coragem de mudar a cor dos cabelos, do que mudar a educação e a política, tarefa na qual está profundamente engajada.

O município de Guarapari conta hoje com 21 turmas de Alfabetização e 07 turmas de Pós alfabetização Geempiano em várias escolas, que já demonstram graficamente o grande avanço de seus alunos em apenas 33 dias letivos, graças à inovadora maneira do aprender como seres plurais, o aprender com o outro e o educador como emancipador-provocador da aprendizagem, levando em consideração a interação social na sala de aula, a família e a escola enquanto diferenças necessárias e o papel da agressividade no ato de aprender. E fundamentalmente, esta inovação só será efetiva se ela concretizar a confiança de que “a construção dos conhecimentos é possível para todos, de que todos somos inteligentes. Não como consequência, mas como princípio democrático, como ponto de partida de um ensino justo e igualitário.” (Grossi, 2007)

Náysa Taboada
Coord. Municipal Geempa


Materiais Geempa









segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Documentação para Assessoria...

Bom dia professores!

Vimos alegremente dizer, que aguardamos por vocês nos dias 06 e 07 de agosto, para assessoria em Santa Maria do Jetibá. Aproveitamos também, para encaminhar a lista de materiais que vocês devem levar para estudarmos o que está sendo realizado nesse maravilhoso trabalho através do Programa de Correção de Fluxo GEEMPA/MEC.

Materiais:

- Escadas das aprendizagens;
- Lista de presença dos alunos;
- Texto com um relato individual com o melhor e o pior dia de aula, e o que foi planejado para esses dias;
-Texto individual falando sobre o aluno que aprendeu mais e o que aprendeu menos, e quais as intervenções realizadas;
- Mapa da localização dos alunos na sala de aula, nos grupos áulicos e os níveis em que estavam no início e agora;
- Produções escritas dos alunos e aulas-entrevistas caso tenham dúvidas para analisar;
- Relato das reuniões de estudos, dias, horário, local, relato do que estudaram e dúvidas.
Um forte abraço a todos e até lá!
Profª Adriana Natalio